TOCOS DO MOJI-MG - ESTIVA-MG
Distância = 21km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade média-alta, muitas subidas fortes, duas boas descidas até o vale e até Estiva. Paisagem perfeita, trecho mais bonito, excelentes mirantes para fotos. Bastante sombra e água.
Tempo de percurso = Aprox. 3:30h - Média de 6km/h
Saindo de Tocos, rua calçada - Plantações de Morango (plástico branco sob eles) |
Divisa entre Tocos e Estiva, muitas surpresas a frente... |
Algum tempo depois, chegamos ao povoado chamado Fazenda Velha, a 9 km de Tocos, mas pertencente ao município de Estiva.
É um pequeno bairro com 3 igrejas, alguns armazéns e bares, bastante movimentado, devido aos locais onde se separam e encaixotam os morangos que são distribuídos no Brasil inteiro.
Aproveitamos para comprar uma caixa em uma das casas na qual algumas pessoas faziam o serviço. Pra se ter uma idéia, não queriam nem cobrar a caixa, e assim pode-se ver quão sofrido é o agricultor no Brasil, tendo seu trabalho tão pesado tão pouco valorizado.
Creio que uma caixa custasse cerca de R$ 0,30 centavos, mas demos 3 reais por ela. Aqui em SP dificilmente se acha por menos que R$ 3,50 (mais de 1000% em cima dos coitados agricultores e de nós consumidores) ainda mais uma caixa com morangos tão frescos e bonitos! Pessoalmente eu nunca tinha comido um morango melhor que aqueles, e acho que só vou encontrar de novo lá!
Fazenda Velha - Plantações - Vale em Estiva (visão espetacular) |
Saindo da vila, mais a frente, após pequena ladeira, avista-se um vale profundo e comprido, talvez a visão mais espetacular do caminho! Mereceu grande parada e pausa para fotos!
Parando de frente ao vale, com o céu limpo, pode-se avistar Pouso Alegre ao fundo, do lado esquerdo!
Olhando para frente, avistamos o caminho por onde subiríamos após longa descida...
Vista do Pantano do Teodoros - Pouso Alegre no fim do vale - O outro lado do vale (subida) - Silhueta |
No fundo do vale está o bairro conhecido como Pântano dos Teodoros, com lugares para beber água, distante 8 quilômetros de Estiva.
Saindo de lá, a subida é de 900 mde altitude para 1200m, um dos trechos de maior dificuldade, mas muito prazeroso para se sentir cansaço!
Do alto do morro pode-se avistar a cidade de Estiva ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Estiva_(Minas_Gerais) ), a aprox. 6km de distância. Estiva é conhecida, também, como a “Terra do Morango”, pois é a maior produtora deste fruto em todo o país, situada a 872 m de altitude. O Pico do Carapuça, símbolo marcante da cidade, possui um visual especial de toda a região, sendo local de lazer da comunidade que o visita para acampar.
Merece destaque a igreja matriz, construída em estilo moderno e inovador, com belos e translúcidos vitrais em todo seu entorno. Um serviço de alto-falantes instalado pela paróquia ao redor do templo propaga música sacra o dia todo.
Na cidade, ficamos na pousada do Poka, onde os apartamentos são bons e bem equipados. Fica defronte a praça central, sobre uma padaria chamada Santa Edwiges, onde também se pode jantar.
O vale, do outro lado, ao entardecer, próximo ao destino, Estiva... |
voce deve ter fotos linda deste lugar. gostaria que me compartilhasse alguma
ResponderExcluirclaudetecapuzzo@hotmail.com. parabens pela caminhada