SÃO ROQUE DA FARTURA-SP - ÁGUAS DA PRATA-SP
Distância = 16km
Terreno e dificuldade = Terra, plantações, pedras soltas, dificuldade baixa, relevo relativamente plano, com bastante descida.
Tempo de percurso = Aprox. 1:30h - Média de 11km/h
São Roque da Fartura é o ponto de encontro dos ramais norte e oeste, para quem sai de Mococa ou Divinolândia.
Pousada Cachoeira - Dona Cida - Credencial enchendo - Livro de Visitas |
Pausa para reflexão: Creio que um dos objetivos do caminho da fé é fazer com que os peregrinos, independente da religião, pensem na vida. Foi com este objetivo, repensar em minha vida, além de conhecer, descansar e passear, que resolvi percorrer o mesmo. No primeiro dia, apenas percorri mecanicamente a trilha, sem observar muito a paisagem, ou pelo menos, sem dar a devida atenção aos detalhes do caminho... o resultado é que o tempo passou, andei mais do que eu tinha planejado e não estava vendo nada demais, apenas senti um enorme cansaço físico por ter feito muito esforço... Então, ao chegar na pousada, ao me deitar para dormir, peguei meu mapa, meu roteiro, e pensei: Nunca mais vou fazer isso, nem no caminho, nem na vida.
Este conselho posso dar a vocês: Se não tem tempo de fazer o caminho com calma, então não faça! Não queira correr, fazer em 3 ou 4 dias de bike, ou rapidamente a pé... não vai valer de nada, não vai levar nada do caminho, não vai aproveitar, não vai ter valido a pena...
O lema passou a ser então “aproveite o dia”, Carpe Diem, e sem pressa. Já no segundo dia me programei para acordar cedo e aproveitar muito mais o caminho, andar bem menos (aprox. 50km) e ver bem mais tudo a minha volta... e esta meus amigos, foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado, e foi o que tornou o caminho inesquecível, dando saudade de voltar antes de terminar! Este aprendizado eu levei do caminho para minha vida e compartilho aqui com vocês!
Os 16km que separam estes locais são muito bonitos. O trecho é bem tranqüilo para se pedalar, e existem locais que só permitem a passagem de pedestres e no máximo, bicicletas. Plantações de café, eucalipto, fazendas, etc. Prepare-se para abrir porteiras e cruzar com boiadas na estrada, pois neste trecho tem bastante! Há também muita sombra para descanso, bem como água em vários pontos.
Saindo da pousada Cachoeira rumo a Águas da Prata - Estradão, gado, serra e belas paisagens |
DICA: Se você, assim como eu, encontrar o gado fechando a estrada, próximo das cachoeiras e bambuzal, simplesmente continue andando com a bicicleta, até chegar bem perto, que eles naturalmente saem da frente sem oferecer perigo...
Abaixo nota-se uma placa indicando a "passagem somente a pé ou de bicicleta", fato que se confirma logo a seguir, após cruzar uma porteira onde está essa mula, encontra se o mato marcado conforme a foto abaixo, mais porteiras trancadas onde só se pode cruzar levantando a bike, pela lateral. A Seguir vem uma descida sobre pedras escorregadias e soltas ao lado do cafezal, um trecho que exige cuidado.
No trecho a seguir, o caminho é tranquilo, passando por plantações de eucalipto e café, bastante sombra para descanso e no fim a vista da cidade de Águas da Prata.
Trecho com bastante descida, mão nos freios e cuidado nas curvas! |
Passagem restrita (fato) - Guardião do caminho - Início da descida - Vista da serra |
Por dentro do bosque - Beirando a cerca no cafezal - Campo aberto - Chegada a Águas da Prata |
Ao chegar em Águas da Prata (http://www.guiasaojoao.com.br/guiaaguasdaprata/) dirija-se a à sede do caminho da fé, na Pousada do Peregrino, que fica na avenida principal. Caso esteja fechada, você pode ligar no telefone marcado nas placas, ou então carimbar a credencial na quitanda que fica ao lado da Pousada, assim como eu fiz. Aproveite para dar uma volta no lago e nas cabanas de madeira da feirinha, aproveitando o clima da cidade, estância hidromineral.
O caminho da fé nasceu em Águas da Prata e se estendeu até o que é hoje com todos os ramais. Segue o descritivo do site oficial:
“No dia 15/08/2003 foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé com sede na cidade de Águas da Prata/SP composta por um Conselho Deliberativo representado pelos prefeitos e uma Diretoria Executiva que presta serviços voluntários.
O nome "Caminho da Fé", para a trilha, bem como o nome "Pousada" que é dado aos locais de pernoite para os peregrinos, foram escolhidos em Assembléia.
Com ajuda de um mapa e partindo de Águas da Prata, foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino, sem interferência política.
O Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003 na cidade de Águas da Prata/SP.
Dando continuidade, seu traçado poderá sempre ser alterado, visando agregar outras cidades.
São 497 km. dos quais aproximadamente 300 km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.”
Verdade absoluta!! Se pode fazer o CF em 4, 5, 7 dias, depende da sua proposta e, principalmente, condição física e da bicicleta, mas com certeza, a troca vai ser diretamente proporcional, menos tempo, menos troca. Se ligou, Abílio!!??
ResponderExcluirEduardo td bem? Vou fazer o caminho da fé dia 05/03 sozinho e li que existem alguns pontos onde porteiras são fechadas permanentemente, fazendo com que tenhamos que pula-las. Vc encontrou muita dificuldade?
ResponderExcluirGostaria de aproveitar e fazer um convite a vc.
"Olá gostaria de lhe convidar a conhecer, acompanhar e se possível divulgar a página que criei, intitulada No caminho da fé pela minha gatinha Atena (https://www.facebook.com/NoCaminhoDaFePelaMinhaGatinhaAtena).
A Atena é acometida de uma doença genética e incurável chamada Doença Renal Policística (PKD), caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos rins. Essa terrível doença, diminui e muito sua expectativa de vida. Por ela irei percorrer esse longo caminho (http://www.caminhodafe.com.br) de Tambaú até Aparecida do Norte num total de 429 km de bicicleta (é a minha primeira vez) , na expectativa de após conclui-lo, ser agraciado com mais algumas horas, dias, meses, anos tendo ela ao nosso lado.
Além disso, gostaria de alertar a maior quantidade de pessoas sobre a importância de exigir o teste de pkd dos pais ou ancestrais de seus futuros filhotes. Criadores sérios fazem esses exames, não devemos olhar apenas os valores cobrados na aquisição de um gatinho para nossa família. Acredite, vc não gostaria de passar pelo que estamos passando agora. EXIJA o exame de PKD.
Enfim, peço a vc, que se possível inclua em suas orações um pedido especial para que ela possa prolongar sua estadia conosco, mas já sou grato por vc estar dispensando seu tempo em ler esse pequeno relato.
Data da saída: 05/03/2014 de Tambaú
Eu e a Atena agradecemos de coração."
Obrigado pela visita amigo! As porteiras podem estar fechadas, mas não trancadas... não se preocupe! Vai com fé que tudo dá certo! Abraço e boa caminhada!
ExcluirOLA. ja fiz o caminho da fe por duas vezes 2016( aguas da prata e 2018 ramal mococa), e agora vou iniciar de sao jose do rio pardo porem em uma bike dupla(tandem onde a nossa modalidade e camping livre,, bom a pergunta e a seguinte,,,, quando fiz a ultima passei naquele trecho de mata antes de descer para aguas da prata detalhe a noite,,,, no caso vc sabe dizer se existe outro caminho para bike,,,, pois quando saimos de sao sebastiao da grama seguindo para sr fatura vi uma sinalizacao no solo acostamento com a incricao BIKE e uma seta para um caminho a direita,, vc sbe informa por favor,, obrigado
ResponderExcluir