Assista o vídeo em complemento ao quarto dia de jornada, descrito aqui no blog...
INCONFIDENTES-MG - BORDA DA MATA-MG
Distância = 20km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade baixa, relevo praticamente plano, bastante sombra e água. A caminhada é feita por uma estrada tranquila com muitas fazendas e belas paisages.
Tempo de percurso = Aprox. 2:00h - Média de 10km/h
Início da estrada para Borda da Mata com o nascer do sol - Fazendas - Chinelo! |
Já saindo da pousada, pegamos uns 2 ou 3 km de asfalto, perigoso pois os caminhões passam em alta velocidade, mas logo a frente já estava a primeira seta indicando a entrada para a estrada a esquerda. Em outras oportunidades eu já havia passado em frente aquela seta, e sabia que um dia iria fazer este caminho! E lá estava eu finalmente!
Entrando na estrada já seguimos cortando fazendas e plantações, com casinhas simples pelo caminho, e os mineiros trabalhando já cedo em suas plantações e afazeres.
Placa da Divisa de Municípios - Placa de Inconfidentes desejando boa viagem |
Trechos do trajeto Inconfidentes - Borda da Mata |
Trechos do caminho na chegada a Borda - Padaria onde tomamos cafe - Igreja matriz |
Saindo da cidade, paramos em uma bicicletaria que o casal indicou, bem simples, mas muito boa. Reclamei da folga no jogo de direção, e o dono identificou na hora o problema, sendo necessário aplicar um espaçador sob a mesa, pois já estava no fim do curso da rosca do parafuso central. Cobrou R$ 5 pelo espaçador e zero pela mão de obra! Agradeci, e o serviço ficou excelente! Não soltou mais e está na bike até hoje!
Distância = 18km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade média-alta, relevo íngreme na subida do morro, pouca sombra e água.
Tempo de percurso = Aprox. 2:30h - Média de 7km/h
Saindo de Borda da Mata o tempo já estava aberto e o clima bem ameno, condições ideais para pedalar. O trecho que liga Borda da Mata a Tocos do Moji é tranquilo em sua maioria, exceto por uma dura subida de aproximadamente 1:30 empurrando a bike, na terra, e com algumas pedras soltas.
Saída de Borda da Mata - Primeiros morros e início da subida |
No alto do morro, antes da descida para Tocos do Moji |
Divisa de Municípios no alto do morro |
Rapidamente chegamos em Tocos do Moji, onde fomos até a pousada para carimbar a credencial.
Tocos do Moji é um dos últimos municípios emnacipados do Brasil, tendo apenas 17 anos completos em 2012 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Tocos_do_Moji ) Mesmo assim é um grande destaque em Minas Gerais, muito organizado e bem panejado, ruas calçadas, asfalto constantemente em expansão, bem como a população. Possui várias atrações naturais, cachoeiras, e belas vistas, vivendo da agropecuária, com destaque para os morangos.
Metade do caminho concluída - Pousada para carimbo da credencial |
Centro de Tocos do Moji, com Wi Fi livre |
Valeu pelo relato.brevemente farei o caminho da fe e contribuira muito no meu cicloturismo.abcs!
ResponderExcluir