segunda-feira, 5 de novembro de 2012

3º Dia - Andradas-MG - Serra dos Lima - Barra (distrito de Ouro Fino)

Assista o vídeo em complemento ao terceiro dia de jornada, descrito aqui no blog...

ANDRADAS-MG - SERRA DOS LIMA
Distância = 15km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade média-alta, relevo íngreme até o alto da serra, porém bastante sombra e água. A caminhada é feita por uma estrada que dá acesso a vários bairros de Andradas, bastante movimentada.
Tempo de percurso = Aprox. 2:30h - Média de 6km/h

Na saída de Andradas, aproveitei para passar em uma bicicletaria próxima a rodoviária e reapertar o jogo de direção, que logo no caminho viria a se soltar novamente. Acordei cedo e junto com o Casal de Piracicaba, saí da cidade, pegando um trecho em asfalto e logo depois estradão. Neste dia e local, o tempo estava mais frio que o de costume, e foi preciso colocar blusa e calça para pedalar e cortar o vento.


Saída de Andradas no Asfalto - Primeiras Fazendas - Vista da Serra dos Lima - Início da subida da Serra
Esta estrada é a tal "estrada dos fuscas", onde devido a inclinação, teoricamente só passam fuscas, claro, daí o nome. Neste dia o movimento dos clássicos estava fraco, mas passaram pelo menos uns 12 que eu contei. O trânsito dos demais carros também é intenso, exigindo cuidado.
Existem entradas para a vinícola Casa Geraldo, Campino, e também para a vinícola Beloto.
Com grande parte da subida realizada, encontra-se uma capela com uma bica de água potável ao lado, onde é possível encher as caramanholas e se refrescar. Logo a seguir, mais acima, existe um "bar" com banheiros e uma pintura legal na parede.
A vista do alto da serra é muito bonita e ampla, se o tempo estiver limpo, é possível ver claramente a cidade e a estrada de onde viemos.
Capela e altar na serra dos lima  - Bica de água potável na capela - Vista de Andradas do alto da serra

Lá embaixo o estradão de onde partimos - Horizonte - Pousada e Bar na Serra
No alto da serra, a 1221m de altitude, existe o bairro Serra dos Lima, onde ficam algumas residências e a pousada da Dona Natalina, excelente pessoa, onde se pode carimbar a credencial, tomar um café e bater um papo. O local é tranquilo para descansar um pouco antes de seguir até Barra.
Pousada da Dona Natalina no alto da serra, gente finíssima de coração enorme!

SERRA DOS LIMA - BARRA (SÃO PEDRO DA BARRA)
Distância = 6km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade baixa, quase sempre descendo até Barra. Muitas plantações de café.
Tempo de percurso = Aprox. 0:45h - Média de 10km/h

Saindo do povoado, o caminho permanece no alto da serra com uma bela visão, e logo a tem início a descida até Barra.
No alto da Serra dos Lima, o caminho com linda vista, em direção a Barra
Plantações de café e pastagens fazem a paisagem ainda mais bonita, tornam o caminho mais rápido e proveitoso, o tempo passa rápido!
Plantações, pastagens, o gado observando os peregrinos e a distância diminuindo
Já chegando em Barra, avista-se um campo de futebol e a igreja de São Pedro da Barra, nome do povoado. A pousada do Tio João fica na rua atrás da igreja. Ao lado da igreja tem banheiros e água para uso público.
O povoado possui menos de 300 habitantes, fica a 922m de altitude e vive do café. Faz divisa com Jacutinga e tem parte do território em Andradas e parte em Ouro Fino.
Igreja da Barra, Divisa de Municípios, Riacho em um sítio em Barra, Bar onde almoçamos
Quando chegamos em Barra, eram 11h da manhã. Fomos direto a pousada do Tio João para almoçar e carimbar a credencial. Qual não foi nossa surpresa ao achar a pousada sem ninguém, apenas um menino que nos atendeu e carimbou nossa credencial.
Fomos avisados que a mulher do João estava no bar na entrada da cidade (não este da foto, um em frente), então nos dirigimos até lá e conversamos sobre o almoço, que ela não iria preparar. Ofereceu apenas lanche com carne que iria buscar e fazer na hora.
Como peregrinos precisam se alimentar bem, devido ao cansaço do caminho e a longa jornada adiante, fomos a este bar da frente e pedimos a senhora (que está na porta na foto) para almoçar. Ela gentilmente fez arroz, esquentou feijão, fez salada e carne, para nossa alegria! Pagamos mais que satisfeitos de termos sido salvos, e com a barriga cheia, prosseguimos o caminho.
A humildade e receptividade do povo de minas realmente é impressionante!

Um comentário:

Deixe seu recado (mensagem, opinião, sugestões e críticas). Obrigado!