Distância = 17km
Terreno e dificuldade = Terra e asfalto no fim, dificuldade alta, relevo íngreme até o alto da serra, onde fica Campista, porém bastante sombra e água.
Tempo de percurso = Aprox. 3:30h - Média de 5km/h
Tomei um café da manhã bem tranquilo, com pão e café de coador, e uma banana pra dar energia. Preparei as tralhas e coloquei a armadura contra o frio, inclusive com um meião velho de futebol que eu pretendia jogar fora logo no primeiro dia, mas que acabei levando até o fim, devido a grande utilidade (cobria a calça sem deixar que raspasse na corrente e pedal).
Agradeci a hospitalidade e parti para o que não imaginava que pudesse ser...
Luminosa lá embaixo, ficando para trás |
Passei por um riacho, pelo bairro Quilombo, por algumas casinhas, mas sempre subindo. Entrei no meio de uma floresta de Eucaliptos, e quando eu pensava que a subida havia acabado, sempre havia uma surpresa depois da curva: mais subida! para ajudar nesta parte, muita pedras soltas e muitos escorregões, impossível pedalar em alguns trechos.
E eu pensava que tinha encarado subidas fortes antes, mas esta.... esta era A subida.
E depois de tanto aclive, cheguei a famosa pedra que "divide os estados", voltando pra SP definitivamente, e cruzando a marca de 100km restantes.
Na subida da serra, voltando definitivamente para SP - Finalmente 100km!!! |
O acostamento, quando existente, era ruim, então pedalei na pista, tomando cuidado com os carros que passavam em alta velocidade, e após alguns km, finalmente cheguei em Campista.
Estrada para Campista e Pousada e Restaurante Barão Montês |
CAMPISTA-SP - CAMPOS DO JORDÃO-SP
Distância = 21km
Terreno e dificuldade = Asfalto e Terra, dificuldade baixa, muita descida rápida pelo asfalto e um bonito trecho na terra.
Tempo de percurso = Aprox. 1:30h - Média de 15km/h
Pedi um almoço leve, com frango, arroz, feijão e salada, tudo muito bem feito e bem servido por sinal. Carimbei a credencial e fiquei conversando com o pessoal da pousada, que disseram que um grupo dormira ali e saiu cedo a caminho de Campos, mas estavam a pé. Eu os encontraria no caminho, chegando na pousada em Campos, horas depois.
Barão Montês e Pousada em Campos do jordão |
O caminho nesta parte é sinalizado, mas com poucas setas e sinalização confusa em alguns locais. Tem poste com setas pra todo lado, de todas as cores, com pintura em cima das setas, etc... Mas dá pra acertar o caminho, nem que for na intuição.
Na chegada em Campos, o caminho é muito ruim e feio em muitos trechos, tem algumas descidas com pedras soltas, locais abandonados e ruas de terra com muito barro. Tem hora que nem parece caminho. Mas bem próximo da avenida no Capivari, tudo volta ao normal, exceto pela quantidade de veículos que é muito grande, até a chegada na pousada.
A pousada tem quartos coletivos e uma ótima estrutura, um dos poucos lugares também nos quais encontrei lembranças do caminho (comprei uma camiseta e um adesivo). Tem bebidas, porém a comida somente nos restaurantes próximos, dos quais Campos tem muitas opções de todos os preços.
Dentro da pousada não faz frio, o ambiente é muito aconchegante e a Bianca que toma conta é uma pessoa bem legal, apaixonada pelo caminho da fé.
Daqui até Aparecida são 72km, mas apesar da distância tem muita descida e o trecho é somente no asfalto para quem está de bike, dependendo de quanto tempo se parar para fotos e almoço, dá pra fazer em 5 horas tranquilo, portanto sobra tempo pra pegar o certificado, assistir a missa, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado (mensagem, opinião, sugestões e críticas). Obrigado!