segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vargem Grande do Sul-SP - Pousada da Cidinha - São Roque da Fartura-SP


VARGEM GRANDE DO SUL-SP - POUSADA DA CIDINHA-SP
Distância = 13km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade baixa, relevo relativamente plano, exceto na chegada à pousada.
Tempo de percurso = Aprox. 1:15h - Média de 11km/h


NOTA: Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia! Mas mesmo assim, meu conselho é: Programe-se para ficar nesta pousada! O local é bonito, confortável, e a dona Cidinha e seu marido são excelentes anfitriões, com ótimas histórias pra contar!
Saindo de V.G. do Sul - Vista da Serra da Fartura 2x - Chegada a pousada da Cidinha, virando a direita nos eucaliptos
VARGEM GRANDE DO SUL-SP - POUSADA DA CIDINHA

O trecho entre Vargem Grande do Sul e a próxima parada, a pousada da Cidinha, possui aprox. 13km, sendo este bem tranqüilo, exceto quando está chegando perto da pousada, onde a serra da fartura dá seus primeiros sinais.
De acordo com minha primeira programação (e acreditem, estava certa), eu deveria permanecer nesta pousada para dormir, no primeiro dia, para no próximo ir até Andradas-MG, cruzando pela primeira vez a fronteira dos estados. Acontece que quando cheguei na pousada eram ainda 15:15 da tarde, e, faltando somente 14km para São Roque da Fartura, pensei: porque não?
Fiquei batendo um papo com a dona Cidinha e seu marido (neste dia somente eu estava neste trecho do caminho). Quando eram quase 16:00, resolvi sair pra encarar os14km restantes até S.R. da Fartura. Trágica escolha! Eu já estava bem cansado, com preparo físico baixo e tendo pedalado mais de 70km, mas mesmo assim resolvi encarar a tal “Serra da Fartura”.

Fotos dos Peregrinos na parede - Peregino toque o sino para ser atendido! - Dona Cidinha e seu marido - Vista do horizonte da pousada
POUSADA DA CIDINHA-SP - SÃO ROQUE DA FARTURA-SP
Distância = 14km
Terreno e dificuldade = Terra, dificuldade alta, relevo muito acentuado, subida íngreme na serra da fartura.
Tempo de percurso = Aprox. 2:15h - Média de 6,5km/h


SERRA DA FARTURA: Saindo da pousada da Cidinha, o caminho começa tranqüilo, com descidas e retas... mas, após pegar um trecho de asfalto, volta-se para o estradão e tem início as subidas da serra... muito íngremes e exigindo muito esforço físico, com várias paradas para beber água (que acabou no 2º quilômetro de subida). O bom é que não estava um sol de rachar, a temperatura estava amena e começando a ventar frio, o que ajudava a refrescar um pouco o corpo.... Já no final da subida, cansado como nunca, eu só queria chegar na pousada Paina, a primeira antes de São Roque, comer e dormir, tamanho o cansaço e o esforço físico. Recomendo novamente: suba esta serra descansado! De preferência após dormir na Cidinha....
Chegando no topo da serra, no asfalto, já com o sol se pondo, próximo das 18 horas, e o tempo escurecendo, ainda restavam alguns quilômetros até a pousada Paina, mas somente descida e reta.
Quando cheguei na pousada PAINA adivinhe só? Chamei várias vezes, entrei e chamei novamente, somente os 3 cachorros ficaram latindo sem parar, mas nenhum sinal humano.
Resultado: tive que andar mais 2 quilômetros, cruzando São Roque da Fartura até a pousada Cachoeira, da dona Cida. Agora imagine que para chegar até lá, é preciso encarar adivinhe só? Mais 1 quilômetro de pura subida! E pra quem já estava morto, essa era a hora de colocar no caixão...
Cheguei na pousada cachoeira a noite, já escuro, as 18:40 da tarde... a dona Cida por sorte estava saindo pra missa, mas quando me viu, ficou para fazer a janta.... foi muito receptiva, me preparou um belo prato de arroz, feijão, ovo, salada, frango, etc... um senhor banquete! Ela disse que me viu no caminho e buzinou cumprimentando, acreditando que eu chegaria na pousada... e foi o que aconteceu. Após tomar um banho (estava difícil até de levantar a mão pra lavar o cabelo, de tanto cansaço) e jantar, assisti o Chelsea ganhar a EURO 2012 e fui dormir. Antes das 20:00 já estava no décimo sono....

Placa da divisa de Município com Águas da Prata - Alto da Serra da Fartura - Por do Sol na Serra - Pousada Cachoeira pela manhã
Algumas considerações...

SERRA DA FARTURA: Dificuldade alta, subidas íngremes, terra batida... somente faça este trecho enquanto estiver descansado, exceto se você tiver um bom preparo físico.

POUSADA PAINA: Ao lado do asfalto, aparentemente a pousada é muitíssimo simples. Neste dia, ela estava fechada pois um parente havia morrido e o pessoal estava no velório.

SÃO ROQUE DA FARTURA: Este é um distrito de Águas da Prata, um pequeno bairro. Não tem nada, exceto uma igreja, bar e mercearias, nenhuma pousada... apenas passagem como ponto de apoio no caminho...

POUSADA CACHOEIRA: Excelente local, ótima estrutura. O quarto dos peregrinos fica separado da casa principal da D. Cida, na parte de baixo da casa. Linda vista do morro, bela paisagem. Oferece refeições, café, com baixo custo e ótima qualidade. Recomendo!

Aqui termina o Primeiro Dia! Sem chuva, com temperatura amena, dia claro e limpo, 91km de pedal, muita fé e muito cansaço, graças a Deus!

5 comentários:

  1. Está passando um filme na minha mente lendo seu relato, muitíssimo obrigado!! Realmente foi lamentável vc não ter dormido na Pousada da "maezona" Cidinha, fiquei lá em nov/2009 e ago/2010, em ambas estadias, deixaram saudades. O casal é super simpático e receptivo, além do filho deles e da esposa, que na primeira me arranjou um kit de primeiros socorros para eu cuidar de uma ferida no joelho após uma queda numa pirambeira antes de chegar em Vargem GRande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você Paulo pela visita ao blog! Que bom que gostou! Realmente me arrependi de não ter ficado lá, mas quem sabe na próxima vez né? rsrsrs... N.S.A. abençoe a você e sua família! Abraço!

      Excluir
  2. SABADO AGORA 07/09/13 ESTAREMOS LA...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu relato, me fez lembrar meu Caminho da Fé em 2007. Saí de CB e parei na Dona Cida para almoçar (15hs) pernoitar, era domingo de Pascoa e tinha um verdadeiro banquete.
    Amanhã, minha intenção é sair de Casa Branca e ir conhecer a Dona Cidinha, já que na primeira vez passei reto.
    Na volta terminarei de ler seu blog.
    Obrigado por compartilhar sua aventura.
    Marcelo Perine

    ResponderExcluir

Deixe seu recado (mensagem, opinião, sugestões e críticas). Obrigado!